Selos Postais

Zumbi dos Palmares

! Comunicar erro
19 de novembro de 2021
Zumbi dos Palmares
JUNTE-SE A CENTENAS DE PESSOAS COLABORADORAS DESTE PROJETO

Entre para nossa lista e fique atualizado!

(Selo postal emitido em 1995, por ocasião dos 300 Anos da Morte de Zumbi dos Palmares – Edital 26 – 1995 – Arte: Rui de Oliveira)

Recorte do Edital 26 – 1995

Zumbi dos Palmares, também conhecido apenas  como Zumbi, nasceu na Serra da Barriga em 1655 e foi um líder quilombola brasileiro, o último dos líderes do Quilombo dos `Palmares, o maior dos quilombos do período colonial. Nascido na então Capitania de Pernambuco, em região hoje pertencente ao município de União dos Palmares, no estado de Alagoas.

Foi educado por um padre até os 15 anos. Aprendeu português e latim. Se destacou nas artes militares, um chefe guerreiro com apenas 17 anos.

Em 20 de novembro de 1695, Zumbi é assassinado, seu corpo decapitado e a cabeça exposta em praça pública em Recife.

Em 1995, a data de sua morte foi adotada como o Dia da Consciência Negra. Em 2003, a data foi incluída no calendário nacional escolar, e em 2011 a Lei nº 12 519 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, data comemorada em 832 dos 5 570 municípios brasileiros, portanto em menos de 15% dos municípios.

O Dia 20 de Novembro tem um significado especial para os negros brasileiros que reverenciam Zumbi como o herói que lutou pela liberdade e como um símbolo de liberdade.

Selo Postal de emissão especial, em 2012, em homenagem ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, um dos símbolos da resistência negra no Brasil.

Dica Cultural

Para contextualizar com o Quilombo dos Palmares, indicamos o filme Quilombo (1984), de co-produção brasileira e francesa de 1984, do gênero drama, dirigido por Cacá Diegues. O roteiro foi baseado nos livros Ganga Zumba, de João Felício dos Santos e Palmares, de Décio de Freitas.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *