Selos Postais

Dia do Pantanal

! Comunicar erro
12 de novembro de 2021
Dia do Pantanal
JUNTE-SE A CENTENAS DE PESSOAS COLABORADORAS DESTE PROJETO

Entre para nossa lista e fique atualizado!

(Folha de selos personalizados – Pantanal – Ano 2010Código: 85200868-6 / Quantidade de selos por folha: 12 conjuntos (selo postal/base + vinheta) Valor facial dos selos: 1º porte carta comercial Início da comercialização: 10/08/2010 (somente no local da Exposição Pantanal-2010 – Cuiabá/MT) Disponibilidade para comercialização: Em todas as agências dos Correios, a partir de 23/08/2010. Tiragem: 20.000 folhas Valor: Conforme tabela vigente.

Celebrado neste 12 de novembro como o Dia do Pantanal, a maior planície alagável do mundo enfrenta uma fase aguda de crise hídrica, mudanças climáticas e ameaças do agronegócio.

O Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil km² de extensão, altitude média de 100 metros, situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos Estados do Brasil, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano). Considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, está localizado na região o Parque Nacional do Pantanal. Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira que tem poucas montanhas o que facilita o alagamento.

SOBRE OS SELOS

As imagens dos selos são formadas por sete fotografias de Bolivar Porto e a arte utilizada para a elaboração da folha é de Álvaro Nunes. Os selos retratam a flora e a fauna do Pantanal.

Arara-Azul-Grande – Conhecida como arara-azul, arara-azul-grande, arara-preta, araraúna e arara hiacinta. Em inglês: Hyacinth Macaw ou Hyacithine Macaw. Alemão: Hyacinthara. Francês: Ara Bleu, Ara Hyacinthe, Ara Jacinthe. Espanhol: Guacamayo Azul, Guacamayo jacinto, Paraba Azul. Sueco: Hyacintara, Större Hyacintara. Antigamente comum em grande parte do Brasil, hoje é encontrada no Pantanal, abrangendo pantanal Boliviano, Paraguaio e Brasileiro, nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, bem como no norte do Brasil, nos estados do Amazonas e Pará e na região de “Gerais” que incluem territórios do Maranhão, Bahia, Piauí, Tocantins e Goiás.

Onça Pintada – A onça-pintada (Panthera onca), onça, jaguar ou jaguaretê é um mamífero da ordem dos carnívoros, membro da família dos felídeos, encontrada nas regiões quentes e temperadas do continente americano, desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina. É um símbolo da fauna brasileira. Os vocábulos “jaguar” e “jaguaretê” têm origem no termo guarani jaguarete. Na mitologia maia, apesar ter sido cotada como um animal sagrado, era caçada em cerimônias de iniciação dos homens como guerreiros.

Ipê Roxo – Árvore de porte médio, o ipê-roxo no período do outono, se enche de flores, para se reproduzir. É o primeiro dos ipês a florir no ano, inicia a floração em Junho, e pode durar até Agosto, conforme a árvore.

Tem vários nomes populares como Ipê-roxo-da-mata, Ipê-una ou Pau D’arco, entre outros. Esta espécie se confunde bastante com outras também de flor roxa, como a Tabebuia avellanedae e a Tabebuia heptaphylla, sendo considerado por alguns autores que a T. avellanedae e a T. impetiginosa seriam a mesma espécie.

São muito utilizadas no paisagismo urbano, por sua beleza e desenvolvimento rápido.

Jacaré – Os jacarés, os aligatores e os caimões (ou caimães) são répteis da ordem Crocodylia que é dividida em três famílias: Gavialidae, Alligatoridae, Crocodylidae.

Jacarés e aligatores pertencem a família Alligatoridae e são animais muito parecidos com os crocodilos, dos quais se distinguem pela cabeça mais curta e larga e pela presença de membranas interdigitais nos polegares das patas traseiras. Com relação à dentição, o quarto dente canino da mandíbula inferior encaixa num furo da mandíbula superior, enquanto que nos crocodilos sobressai para fora, quando têm a boca fechada. O tamanho de um jacaré pode variar de 60cm(jacaré anão),até 6 metros e meio(jacaré açu),e podem pesar entre 3 kilos e 500 kilos. Os jacarés habitam as Américas.

Vitória Régia – A vitória-régia ou victória-régia (Victoria amazonica) é uma planta aquática da família das Nymphaeaceae, típica da região amazônica, sendo muito comum no Complexo do Pantanal. Ela possui uma grande folha em forma de círculo, que fica sobre a superfície da água, e pode chegar a ter até 2,5 metros de diâmetro e suportar até 40 quilos se forem bem distribuídos em sua superfície.

Tuiuiú (Jaburú) – Tuiuiú é o nome de uma ave ciconiforme da família Ciconiidae. É considerada a ave-símbolo do Pantanal e é encontrada desde a Região Norte até São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e desde o México até o Paraguai, o Uruguai e o norte da Argentina, sendo que as maiores populações estão no Pantanal e no Chaco oriental, no Paraguai.

O tuiuiú também é conhecido como jaburu, tuim-de-papo-vermelho (no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e cauauá (no Amazonas). Ele é conhecido principalmente como jabiru no sul do Brasil, enquanto que o nome tuiuiú é usado para designar o cabeça-seca (Mycteria americana).

Flor da Vitória Régia – A flor da vitória-régia (a floração ocorre desde o início de março até julho) é branca e abre-se apenas à noite, a partir das seis horas da tarde, e expele uma divina fragrância noturna adocicado do abricó, chamada pelos europeus de “rosa lacustre”; mantem-se aberta até aproximadamente as nove horas da manhã do dia seguinte. No segundo dia, o da polinização, a flor é cor de rosa.

************************************************************************

Dica de Leitura: O Pantanal em chamas – Mudanças climáticas e agronegócio brasileiro ameaçam maior área alagada do mundo

Dica Musical: Chico César – Reis do Agronegócio – Faixa 14 do disco Estado de Poesia (2015).

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *