Selos Postais

Dia do Gari

! Comunicar erro
16 de maio de 2021
Dia do Gari
JUNTE-SE A CENTENAS DE PESSOAS COLABORADORAS DESTE PROJETO

Entre para nossa lista e fique atualizado!

Profissão: Gari Com esta primeira emissão, os Correios dão início à série “Profissões”, que lançará selos postais relativos à 5 profissões brasileiras entre os anos de 2021 e 2025. O primeiro componente da série é o Gari, profissional de grande importância, responsável pela limpeza e varrição das vias públicas. O selo também traz a representação do coletor, trabalhador responsável pela recolha do lixo doméstico.

Historicamente, o nome “Gari” para designar os profissionais de higienização urbana vem de 1830 quando, no Rio de Janeiro, o governo imperial contratou o francês Aleixo Gary para a limpeza e irrigação da cidade. Sob este contrato, também ficou estipulado o transporte do lixo do Rio para Sapucaia, dando assim início aos serviços de coleta. Popularmente, estes profissionais são conhecidos por tal nome até hoje, podendo esta definição se estender, no senso comum, aos trabalhadores coletores de lixo doméstico. Apesar disso, existe diferença entre o gari (limpeza das vias) e o coletor (lixo doméstico), sendo que a confusão entre os termos é reveladora invisibilidade e o pouco conhecimento da sociedade referente a relevância destes profissionais.

Desde o século XIX até o presente, sabemos que o trabalho dos garis e dos coletores é essencial para a manutenção sanitária das cidades. O tratamento correto do lixo feito por estes profissionais permite a manutenção da higiene geral das ruas e o controle de doenças. Em contrapartida, eles estão diariamente expostos a condições difíceis de trabalho, e arriscam sua saúde quando precisam lidar com agentes tóxicos, poluição, inclusive sonora, contínua das ruas e as variações temporais as quais são expostos por trabalharem ao ar livre.

Os garis e coletores também passam por problemas de pouco reconhecimento profissional, vindo tanto da população quanto no ambiente de trabalho. Muitas vezes, são percebidos pelas pessoas em geral como “invisíveis”, mascarados pelos seus uniformes e, por lidarem diretamente com o lixo, são pouco valorizados. Entretanto, estes mantenedores do espaço público frequentemente demonstram atitudes positivas perante as condições adversas, sendo isso uma grande estratégia de defesa para lidar com a difícil jornada e provações cotidianas.

Este selo postal busca ressaltar a importância da profissão dos garis e coletores para a limpeza das vias públicas, essencial para a manutenção da saúde de todos. O reconhecimento desta categoria profissional por meio do selo postal é, além de uma justa homenagem, a tentativa de passar uma mensagem imagética destes trabalhadores como cidadãos de grande relevância.

Selo postal: EMISSÃO ESPECIAL – PROFISSÃO: GARI

SOBRE O SELO

No selo, vemos em primeiro plano um Gari que trabalha com a equipe de caminhão, estes que são os responsáveis pela limpeza mais “pesada” e tão fundamental para a cidade. Após encontrar com uma outra profissional da limpeza urbana ele acena para ela. – a Gari que leva o carrinho consigo tem sua atuação um tanto mais pontual porém de igual importância em manter a limpeza de nossas cidades.

Unificando a imagem, as cores escolhidas objetivam ilustrar a diversidade de nosso povo.

A técnica de ilustração digital foi utilizada para a realização deste selo.

Fonte: Blog Correios Filatelia

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *