Selos Postais

Criação do Serviço Postal da FEB

! Comunicar erro
26 de abril de 2020
Criação do Serviço Postal da FEB
JUNTE-SE A CENTENAS DE PESSOAS COLABORADORAS DESTE PROJETO

Entre para nossa lista e fique atualizado!

O SERVIÇO POSTAL DA FEB

Sendo a primeira vez que o Brasil enviava um corpo expedicionário a um teatro de guerra onde não havia serviço de correios e telégrafos civil, o Exército se viu na contingência de criar um serviço postal autônomo, para manter as comunicações entre a FEB, em além-mar, e a Pátria.

Foi criado em abril de 1944 o Serviço Postal da FEB, organização complexa, da qual faziam parte seções que funcionavam no Brasil e seções que acompanharam a tropa à Itália, ficando todas a cargo de oficiais do Exército.

O Serviço Postal se compunha das seguintes seções: no Brasil – Correio Coletor Sul, com sede no Rio de Janeiro, incumbido dos estados do centro e sul do país; Coletor Norte, com sede em Natal, encarregado dos estados do norte; na Itália – Correio Regulador, em Livorno, e Seção Postal da 1.a D.I.E., junto ao Q.G. da Divisão. Em todas elas, o serviço se dividia em censura e tráfego, de correspondência e de encomendas.

A censura da correspondência era imprescindível para a perfeita fiscalização da tropa, que, de outro modo, ficaria ao sabor de inconveniências, indiscrições, sabotagem de toda espécie. Foi geral, para os oficiais e praças, fazendo exceção apenas a correspondência dos generais. O serviço postal dos expedicionários foi inteiramente gratuito. Os telegramas ficaram a cargo das Companhias “Western Telegraph”, “All America Cables” e Rádio Internacional do Brasil, sendo cobrada uma taxa módica, para os telegramas em código especial, cujas cópias foram distribuídas largamente entre as famílias dos febeanos. Compreendia o código mais de cem frases de assuntos familiares, podendo cada telegrama conter três frases.

A censura, embora indispensável e razoável, sempre encontrou grande oposição em todos os países e exércitos. Não seríamos nós uma exceção. Houve os que procuraram burlá-la, não para fim de sabotagem ou de espionagem, mas simplesmente pelo prazer de enganar os censores. Tintas simpáticas, códigos variados e diversos artifícios foram usados. Houve até mesmo furtos e falsificações de carimbos de censores.

A questão do endereço dos expedicionários foi resolvida de modo prático e simples. Cada unidade da FEB recebeu um número arbitrário, de três algarismos, que resumia todo o endereço. O Serviço Postal se encarregava de saber em que lugar da Itália se encontrava a unidade correspondente a cada número. Bastava escrever no envelope o posto, nome, o número da unidade e as iniciais FEB.

Não se pode dizer que o Serviço Postal tenha sido impecável. Houve falhas, na censura e no tráfego, quer de cartas, quer de encomendas. Houve culpa do público, que não seguiu à risca as instruções, complicando e dificultando o serviço. Houve deficiência de pessoal especializado e em número bastante para dar conta do enorme trabalho. Mas, levando em consideração todos os fatores, em se tratando de um serviço novo, complexo e delicado, devemos concordar em que os resultados foram além do que se podia esperar. Uma ou outra carta extraviou, um ou outro pacote não chegou às mãos de seu destinatário. Porém, milhões de cartas e dezenas de milhares de encomendas foram entregues perfeitamente. Mais de duzentos mil telegramas foram encaminhados. Isto representa o esforço e dedicação do pessoal do Serviço da FEB, que se viu assoberbado pela avalanche de malas, assediado pelas reclamações e que, serenamente, ia procurando resolver as dificuldades, satisfazer as queixas, trabalhando sempre, com perseverança e desvelo, em penosos serões, para bem servir aos expedicionários, suas famílias e amigos.

JOSÉ DE OLIVEIRA RAMOS

*Texto do Edital Nº 30 – 1985 – Emissão Comemorativa – Serviço Postal da FEB

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Criação do Serviço Postal da FEB”

Sergio Merlo Garcia

Excelente