Selos Postais

Aniversário de Niterói

! Comunicar erro
22 de novembro de 2021
Aniversário de Niterói
JUNTE-SE A CENTENAS DE PESSOAS COLABORADORAS DESTE PROJETO

Entre para nossa lista e fique atualizado!

(Selo postal da Emissão Comemorativa Acontecimentos Históricos – Edital 8/1973 – Arte: Edvaldo Gato)

Fundada em 22 de novembro de 1573, hoje a cidade de Niterói (RJ) completa 448 anos.

Foi a luta contra os franceses que invadiram a Baía de Guanabara em 1555, que originou o povoamento da região. Nesta luta destacaram-se Estácio de Sá, Mem de Sá e o cacique Araribóia, chefe dos Temiminós, que eficazmente contribuiu para a expulsão definitiva dos franceses, comandados por Nicolau Durand de Villegaignon.

Devido ao auxílio prestado aos portugueses e à necessidade que os mesmos tinham de tê-lo próximo à recém-fundada cidade de São Sebastião, para defendê-la de um possível ataque, Araribóia requereu e obteve uma sesmaria.

Em 22 de novembro de 1573, Martim Afonso de Souza, nome cristão de Araribóia, tomava posse da sesmaria situada na parte oriental da Baía de Guanabara, conhecida como “Barreiras Vermelhas” ou “Banda do Além”.

O famoso cacique instalou-se com sua gente no outeiro de São Lourenço, que lhe permitia uma visão geral da Baía de Guanabara, possibilitando a vigilância desde a entrada da barra até o interior da baía.

Embora extinta apenas em 1866, a aldeia indígena de São Lourenço foi cedo despojada da maior parte de suas terras pelos colonizadores.

A 10 de maio de 1819, D. João VI elevou a povoação à categoria de vila com o nome de “Real da Praia Grande”. A vila englobou as freguesias existentes de São João de Icaraí, São Sebastião de Itaipu, São Lourenço das Índias e São Gonçalo.

Por Decreto Imperial de 23 de agosto de 1834, foi a Vila Real da Praia Grande designada para local de reunião da primeira Assembleia da Província do Rio de Janeiro. Em março do mesmo ano, a Assembleia declarava a vila capital da província, sendo, então, elevada à categoria de cidade, com o nome de Niterói.

Hoje em dia, Niterói possui destacada função industrial, que se caracteriza pela produção de alimentos, construção e montagem de material de transporte, têxteis, produtos farmacêuticos e metalúrgicos. A esta função aliam-se outras de ordem comercial e cultural, cujo âmbito se estende para o oeste do Estado do Rio de Janeiro (antiga Província do mesmo nome) e que testemunham o atual desenvolvimento da cidade, que comemora, neste ano, o seu 4° Centenário.

(Recorte do Edital 8/1973, por ocasião do 4° Centenário da Cidade de Niterói)

Conheça Niterói em pouco mais, aqui neste vídeo:

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *