Selos Postais

200 Anos do Nascimento de Anita Garibaldi

! Comunicar erro
30 de agosto de 2021
200 Anos do Nascimento de Anita Garibaldi
JUNTE-SE A CENTENAS DE PESSOAS COLABORADORAS DESTE PROJETO

Entre para nossa lista e fique atualizado!

Ana Maria de Jesus Ribeiro, nasceu em 30 de agosto de 1821.

Mais conhecida como Anita Garibaldi, ela foi uma revolucionária, conhecida por seu envolvimento direto na Revolução Farroupilha e no processo de unificação da Itália, junto com o revolucionário e marido Giuseppe Garibaldi.  Por esse motivo, também é conhecida como a “Heroína dos Dois Mundos”.

A chamada Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos foi uma rebelião que aconteceu no Rio Grande do Sul, na época província de São Pedro, contra o governo central. Durou de 1835 a 1845, durante o conturbado período regencial. Esse movimento foi a mais longa e mais desafiadora insurreição militar do país durante a época do Império (1822-1889).

Foi o mais próximo que tivemos de uma revolução burguesa. Um movimento dirigido pelos proprietários de terra sulistas contra o governo regencial, que incorporou setores populares e os traiu ao final do processo, temendo uma revolução negra no Brasil, tal como havia ocorrido no Haiti.

Cerimônia de Lançamento

A cerimônia de lançamento do selo alusivo aos 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi, produzido pelos Correios, acontece nesta segunda-feira (30). A criação se deu a partir da sugestão do Instituto Cultural Anita Garibaldi. O evento será no Palácio do Itamaraty, em Brasília, às 15h.

Sobre o selo

A arte é de José Carlos Braga, e conta com uma composição de Anita Garibaldi em suas múltiplas facetas: a mulher, a guerreira, a mãe. Há também desenho de uma rosa, símbolo de Anita. Foram usadas três cores que em conjunto com a cor do papel representam o Brasil, país de nascimento da heroína e, Itália, que a reconhece e a seu companheiro Giuseppe Garibaldi como heróis responsáveis pela unificação daquele país. Ao todo serão confeccionadas 120 mil unidades do selo.

A arte do selo é uma composição de Anita Garibaldi em suas múltiplas facetas: a mulher, a guerreira, a mãe. Há também o desenho de uma rosa, símbolo de Anita. Foram usadas três cores, que, em conjunto com a cor do papel, representam o Brasil, país de nascimento de Anita, e Itália, que a reconhece e a seu companheiro Giuseppe Garibaldi como heróis responsáveis pela unificação do país. A técnica usada foi computação gráfica e impressão calcográfica (intaglio).

Conheça mais aqui => no Blog dos Correios

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *