Estado Novo no Rio Grande do Sul (1937-1945): sociedade vigiada, sociedade censurada é a quinta seção da organização do livro “BRASIL E PORTUGAL, DITADURAS E TRANSIÇÕES PARA A DEMOCRACIA,” com diversos dados sobre censura postal brasileira.
Vale a pena conferir o livro na íntegra:
https://amzn.to/3uDAFSa
“Com a obra Brasil e Portugal: ditaduras e transições para a democracia, inicia-se a segunda etapa da Coleção “História Contemporânea”, publicada pela Imprensa da Universidade de Coimbra sob a Coordenação Científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20/UC).
“A Direção da Coleção passa a ser assegurada por António Rafael Amaro (historiador, docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, investigador do CEIS20/UC) e por João Paulo Avelãs Nunes (historiador, docente do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, investigador do CEIS20/UC).
“À semelhança do que sucedeu na etapa anterior, durante a qual Maria Manuela Tavares Ribeiro foi responsável pela criação e pelo funcionamento da Coleção, procura-se divulgar estudos de qualidade e socialmente relevantes sobre história contemporânea portuguesa e de outros países (séculos XIX a XXI).
“Aceitam-se para avaliação por referees monografias e obras colectivas, abordagens mono, inter e transdisciplinares, leituras menos ou mais comparativas, textos em português e em outras línguas (inglês, francês, castelhano, italiano), trabalhos da autoria de investigadores do CEIS20/UC e de investigadores ligados a outras instituições ou organizações.
“Observando-se, na presente conjuntura, a intensificação dos indicadores de crise e de tensão nos planos nacional, subcontinental e internacional, a historiografia — pressupostos deontológicos e epistemológicos, conceitos e metodologias, propostas de reconstituição e interpretação — sobre a época contemporânea vê ampliada a sua relevância social global.“

https://amzn.to/3uDAFSa
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.