Selo Postal comemorativo emitido pela BULGÁRIA, no ano de 1971, por ocasião do Centenário da Comuna de Paris.
A Comuna de Paris, eclodida em 18 de março de 1871, foi uma das mais importantes insurreições populares do século XIX. A capital francesa foi evacuada assim que as massas populares a tomaram. Esse evento foi resultado de diversos fatores específicos do período: a crise nacional do regime bonapartista, que começava a declinar.
Apesar de ter durado apenas dois meses (18 de março – 28 de maio de 1871), a Comuna de Paris foi uma manifestação de grande importância para a história das lutas proletárias e seu futuro, mesmo que seja considerada como uma insurreição inacabada por alguns historiadores…
INDICAÇÕES DE LIVROS:
História da Comuna de 1871
Esse livro A história da Comuna de 1871, de Hippolyte Prosper-Olivier Lissagaray, que a Editora Expressão Popular acaba de publicar em parceria com a Adunirio – filiada ao Andes-SN – é uma obra clássica, que teve uma edição no Brasil pela editora Ensaio, em 1991, por ocasião dos 120 anos da Comuna.
A comuna de Paris: 1871: origens e massacre
Renomado professor de História na Universidade de Yale, John Merriman é autor de diversos livros sobre a sociedade e a vida política na Europa moderna. Em A Comuna de Paris, que chega ao Brasil pelo novo selo de ideias e debates da Rocco, Anfiteatro, ele reconstrói, com riqueza inédita de detalhes, os 64 dias de março a maio de 1871 em que Paris foi tomada por um conflito feroz entre o exército da Terceira República e um movimento revolucionário radical, que transformaria para sempre a capital francesa e os rumos da política moderna.
A Comuna de Paris
Trata-se da história da Comuna de Paris, escrita por Marx na forma de manifestos da Internacional e reunidas depois em livro com a introdução de Friedrich Engels. Era publicada com o nome, hoje sem sentido, de Guerra Civil em França.
A Comuna de Paris – Volume 24. Coleção Tudo É História
De setembro de 1870 a maio de 1871 a França viveu um período agitado: Luís Napoleão III foi derrotado por Bismark, o Segundo Império caiu, a República foi proclamada, os prussianos sitiaram Paris, a Assembleia Nacional de Versalhes entrou em guerra com o governo eleito – a Comuna de Paris. Neste período, chocaram-se as principais correntes ideológicas francesas em uma das mais importantes experiências da democracia.
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.