(Selo Postal da emissão comemorativa da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – Arte: Jô Oliveira – Edital Nº 09/1986)
Neste Dia 28 de abril – Dia Mundial em Memórias às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho – cabe lembrar o luto, mas principalmente reafirmar a luta para enfrentar as causas que levam à morte todos os anos milhões de trabalhadores, em razão de condições inadequadas de trabalho no capitalismo.
Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), a cada 15 segundos morre um trabalhador/a no mundo em razão de um acidente ou doença relacionada com o trabalho.
De acordo com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), “28 de abril é o dia de lembrar o holocausto no mundo do trabalho. 28 de abril é o dia de lembrar o sacrifício dos que trabalham e pelo trabalho adoecem e morrem para que o mundo do trabalho continue gerando as riquezas que geram cada vez mais desigualdades e miséria para os trabalhadores e suas famílias.“
“Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memórias às Vítimas de Acidentes do Trabalho, criada por confederações internacionais de trabalhadores. No Brasil, esta data passou a ser lembrada a partir de 2003. Posteriormente, encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de Abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.”
DICA DE LIVRO: Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais – 10ª Edição 2020
https://amzn.to/3xW1VNP
Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais – 10ª Edição 2020
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.